terça-feira, 13 de dezembro de 2016

Última Turnê do Black Sabbath

Hoje vim aqui fazer uma reflexão sobre o respeito seletivo de muitos brasileiros com relação ao rock. De mais ou menos um mês pra cá, tivemos dois shows importantes no Brasil. O primeiro foi da turnê de volta do Guns n Roses à formação com Axl e Slash. O outro foi, na minha opinião, o mais importante: show no Brasil da última, derradeira, trunê do Black Sabbath.

sábado, 26 de novembro de 2016

Enem 2016 e o Estado Laico

Devido a uma intensa correria neste maldito penúltimo mês do ano, que sempre parece conter um outro ano dentro de si de tanto que demora pra passar, meu blog anda mais parado do que o Paulo Victor em cobrança de falta. Mas, finalmente estou conseguindo sentar para descansar (espero...).

sexta-feira, 28 de outubro de 2016

O Escudo da Opinião: Sua Opinião Está Errada

Mais um post ligado àquele da moeda da intolerância.

Em algum momento do passado, usei a analogia abaixo, mas era um assunto que não tinha nada a ver com este, portanto nem vem ao caso linkar.

Talvez você já tenha visto o título deste post em vários lugares antes, e minha vez agora de bater nessa tecla. Você precisa parar de usar o escudo do "é minha opinião".

quinta-feira, 27 de outubro de 2016

Sobre Opinião Atrasada

Este é um post que está ligado àquele que fiz recentemente sobre a moeda da intolerância. Ele é para acrescentar uns pontos sobre aquela minha posição.

Um ou outro colega meu que tem a raiva da esquerda referida na ideia daquele post, afirma coisas do tipo "quer democracia só quando lhe convém: se alguém não pensa igual a ele, age com intolerância e exclui do Facebook".

Bem, realmente eu ando excluindo pessoas do Facebook por causa de política, mas para a pessoa dizer que faço isso por imaturidade, só porque não concordam comigo, só pode não me conhecer ou no mínimo não ter visto como eu sou na internet há anos.

quarta-feira, 26 de outubro de 2016

Uma Rápida Mensagem

Como este é um blog de opinião pessoal meu, às vezes eu linko posts dele em comentários quando estou debatendo/tretando com alguém internet afora, e faço isso só pra não precisar escrever tudo de novo, pois às vezes tem algum post que contém tudo o que eu diria naquele momento, ou também que aprofunde a reflexão sobre algo que foi dito.

Mas já teve gente que, em discussão que linkei post para recomendar a leitura, disse que "forma opinião com 'artigos científicos' e dados, e não lendo 'esses blogs de esquerda'". Pois é, meu filho, eu também...

terça-feira, 25 de outubro de 2016

A Moeda Da Intolerância

A gente não é intolerante com opiniões contrárias. A gente é "intolerante" com:
boçalidade;
informação errada e tendenciosa vinda de fontes obscuras, leia-se também "desinformação";
raciocínios errados com aparência de verdadeiros, leia-se também "falácias";
preconceitos;
intolerância. Esta palavra está ligada à palavra acima. Ao contrário do que se tenta pregar por aí, quando uma pessoa resiste e não aceita as coisas citadas acima, ela não está sendo intolerante e errada. Você pode trocar essa sua "intolerância" por "resistência", ou então apenas falta de saco para coisas que já se está cansado de falar.

"Igualmente intolerantes"

sábado, 22 de outubro de 2016

Existe Inatismo Na Música?

Será que todo mundo pode cantar?

Entre os estudos sobre a origem dos princípios racionais, existe uma discussão filosófica entre o inatismo e o empirismo. Será que já nascemos com aptidões e dons, ou ao nascer somos folhas em branco e tudo o que somos e sabemos é construído com o contato com o mundo externo?


quarta-feira, 5 de outubro de 2016

O PSOL Vai Perder Pro Hoax?


Agora que o PSOL pode de fato governar alguma coisa, no caso a cidade do Rio de Janeiro, eu preferiria me afastar da Internet.

Por que? Porque não aguento ver desinformação sendo propagada. E agora é que o hoax, o boato, a campanha difamatória vão comer soltas.

Nos próximos dias vocês vão ver o maior esforço que a comunidade conspiranóica carioca já fez. Vai vendo.

A reaçada que diz que não é reaça, só racional, pira só de ver essa bandeira


sábado, 17 de setembro de 2016

Brasileiro Entende de Videogame?

Com a febre de Pokémon GO, me voltou um pensamento antigo que sempre tive.

Eu era pequeno, mas pelo que vejo e me lembro, até a quinta geração de consoles (PlayStation X Sega Saturn X Nintendo 64), aqui no Brasil a gente tinha uma mídia que dava uma atenção bem legal a essa cultura.
Até os comerciais dos jogos, que são veiculados nas TVs do mundo e hoje se passa um comercial de PES ou Fifa aqui no Brasil todo mundo fica "noooossa", o que ocorre porque isso não é comum, naquela época eram normais aqui no Brasil. Já vi aí pela inernet o comercial brasileiro de Zelda Ocarina Of Time, ou os comerciais do Super Nintendo com o slogan "É Nintendo ou Nada!" (Nós queremos mesmo é que você se exploda!). Ah, os anos 90.



segunda-feira, 5 de setembro de 2016

Excluir gente do Face por causa de boçalidade pode SIM

"Você que exclui gente do Facebook por causa de política é muito infantil!"

Não:

Você que exclui gente do Facebook por causa de política talvez seja infantil. Ou talvez você tenha entendido como paciência tem limite.

Em primeiro lugar: ninguém é obrigado a tolerar e aturar boçalidade. E às vezes o problema não é só a boçalidade. Ou melhor, continua sendo a boçalidade, mas esta às vezes chega a um ponto em que afeta suas relações com as pessoas e pode causar constrangimento.


domingo, 28 de agosto de 2016

Alienação

Você é alienado.

A palavra "alienação" tem origem semelhante à da palavra "alienígena". Vem do latim e esse radical "alien" significa "do outro", "de fora". É isso aí mesmo, assim como o alienígena é o ser que vem de outro planeta para o seu, a alienação é o pensamento que vem de outra cabeça para a sua.

O que vem na sua cabeça quando você pensa na palavra alienação? Televisão, principalmente Rede Globo (se você souber qual o problema da Globo, aí tudo bem), talvez futebol, novela, Big Brother?

NAUM DEIXE LEVAR SUA FAMILHA AO MAU CAMINHO!!!! ALHENASSAUM A GENTE, VER POR AQUI

Aborto

"Em vez de defender o aborto, feche as pernas";

"A partir do momento que foi fecundado, aquilo já é um indivíduo";

Esses são dois dos argumentos mais comuns contra o aborto. Na verdade, eles representam dois grupos de argumentos, são dois tipos de argumentos.

sexta-feira, 19 de agosto de 2016

Falácias: Apelo Ao Medo

Fiquei de citar esta falácia, mais uma muito usada pela religião.

O apelo ao medo, argumentum ad metum, é a falácia na qual se tenta convencer alguém de algo usando o medo, geralmente com ameaças.

O objetivo de uma campanha de medo pode ser alcançado usando ferramentas como imagens fortes, frases de efeito com tom ameaçador, músicas que passem a sensação de que aquilo é perigoso no caso de vídeos e montagens, etc.

E ele pode vir também na forma de argumentos batidos e ruins, como por exemplo os que crentes me dão toda vez que falo que sou ateu.

segunda-feira, 15 de agosto de 2016

Falácias: Ad Hominem e Apelo À Hipocrisia

Tudo agora é hipocrisia.

Um ateu usar a força de expressão "graças a deus", um ativista deixar de fazer uma coisa que faz parte do pacote de seu rótulo, já são motivos pra usar o jargão "bem vindos à sociedade hipócrita".

A falácia Argumentum Ad Hominem (que significa algo como ataque "Ao Homem", "À pessoa") é quando você, em vez de atacar o argumento apresentado, ataca o argumentador.


sexta-feira, 5 de agosto de 2016

Falácias: Apelo À Emoção (E Ao Medo, Também)

Partindo para as falácias de nomes curiosos em latim, a de hoje é a chamada de "argumentum ad passiones". É a falácia do apelo à emoção.

Existem várias falácias de apelo a alguma coisa. Esse apelo pode vir em diferentes momentos, mas geralmente acontece porque se perde a razão. Neste caso, quando isto acontece, se apela ao emocional, dando-se um "argumento" que tenha a intenção de conquistar o interlocutor.
Veja os possíveis tipos de apelo à emoção na página sobre esta falácia no Wikipédia.

Existem inúmeros exemplos dessa falácia, e é facil pensar em algum deles. Como os que eu já citei várias vezes aqui no blog, de hoaxes e campanhas difamatórias, ou de vídeos conspiratórios no YouTube ou montagens no Facebook. Estes tentam, por exemplo, por meio de recursos audiovisuais, como músicas tocantes, frases de efeito e imagens fortes, conquistar o sentimento do receptor como forma de convencê-lo da validade de um argumento errado.

sexta-feira, 29 de julho de 2016

A Síndrome do Idiota Confiante

Pessoalmente, tenho uma posição de que nós não devemos nos superestimar, nem nos subestimar: temos que saber quem somos, simplesmente. Temos que conhecer nossos limites. Não dizer que sabemos algo que não sabemos. Mas também não é se subestimar o tempo todo. O que temos é que saber das nossas qualidades, mas não inventar ou nos enganar que temos alguma qualidade que não temos.
O chamado Efeito Dunning-Kruger, também chamada de "Síndrome do Idiota Confiante" tem a ver com isso.

terça-feira, 26 de julho de 2016

Você Não É O Dono Da Régua Na Música (E Funk É Música!)

Música é uma forma de arte que se constitui na combinação de vários sons e ritmos, seguindo uma pré-organização ao longo do tempo.

Mais alguns conceitos básicos da cartilha de teoria musical:
Um som musical é qualquer som (seja vindo de um instrumento, seja um ruído qualquer) que componha uma melodia;
Melodia é a sucessividade de sons musicais;
Harmonia é a simultaneidade de sons musicais.

Bata no tampo do violão ou arraste a palheta ou os dedos nas cordas e você já pode ter sons musicais

sexta-feira, 22 de julho de 2016

Escola Sem Partido (Respeite Meus Preconceitos)

Só alguns comentários sobre esse projeto de lei do "Escola Sem Partido". Senta, que esse vai ser longo.

Ideia do projeto de lei é do Pastor Magno Malta. Por que não me surpeende?

segunda-feira, 18 de julho de 2016

"Roubado é mais gostoso"

Opa, mais um post sobre futebol.

Outro dia falei a respeito, mas esqueci de uma outra coisa insensata e burra que fazemos como torcedores.

"Ah, flamenguista não pode falar nada, eles acham que 'roubado é mais gostoso'". Já ouvi alguém falar isso na vida real.

Felipe quando o Fla ganhou o Carioca de 2014 com gol impedido de Marcio Araujo: "Roubado é mais gostoso"

domingo, 17 de julho de 2016

Você é clubista.

Olá, hoje eu vim aqui provar CIENTIFICAMENTE que, a partir do momento que você torce pra um time, você é clubista. Na verdade, só esta frase é o suficiente pra provar; não é meio óbvio? Mas quero me aprofundar mais um pouco no assunto. Este texto é direcionado apenas aos amantes de futebol, como eu.

Este post é pros seguidores da "Teoria da Mídia Pró-Flamenguista", ou "Flapress"


quinta-feira, 14 de julho de 2016

Falácia do Espantalho

Ainda sobre falar A e entender B.

A Falácia do Espantalho acontece quando a pessoa ignora a posição do outro no debate e a substitui por uma versão distorcida. Esta distorção pode ser proposital, o que caracteriza má fé, ou acidental, provinda da má interpretação.

Queimar um espantalho é muito mais fácil.

quarta-feira, 6 de julho de 2016

Jean Wyllys Não É Dono da Friboi

Um hoax consiste numa história ou uma notícia falsa, que é espalhada pela internet por meio de email ou, principalmente, por redes sociais. O conteúdo das "correntes" geralmente consiste em apelos dramáticos de cunho sentimental ou religioso, difamação de pessoas ou empresas, supostas campanhas filantrópicas, humanitárias, ou de socorro a supostas pessoas doentes, etc.

Muitas vezes, um hoax é usado para polemizar sobre algo ou alguém por quem seu criador tenha antipatia ou seja contra.

Algum tempo atrás, mencionei num post as campanhas difamatórias feitas contra o deputado Jean Wyllys. Nessa ocasião, eu disse que o fato de tanta gente comprar esse ódio a certas figuras é revoltante e diz muito sobre a inteligência do nosso povo, mas que seria assunto para outra conversa. Resolvi abordar tal conversa agora.

Recentemente, Wyllys recebeu moção de repúdio por projeto que não existe.

segunda-feira, 4 de julho de 2016

Usar Ou Não Usar o Facebook?

Conheço gente que passa pouquíssimo tempo em redes sociais. Invejo.

Pessoalmente, até uns 4 anos atrás eu não usava redes sociais, só tive um Orkut que não durou muito tempo, lá pra 2007. Foi mais ou menos de 2011 pra 2012 que comecei a usar o Facebook, mas cerca de um ano depois que comecei a usá-lo pra me engajar em grupos de debate, temas que sempre tive minhas opiniões, e não só pra compartilhar memes.

terça-feira, 28 de junho de 2016

Pra Falar Tem Que Fazer Melhor

A crítica construtiva é aquela que é feita por alguém que tem mais conhecimento, mais experiência do que você naquilo, ou não necessariamente. De qualquer forma, é aquela que você tem motivos para levar a sério e refletir sobre o que foi dito.

Já a crítica destrutiva é aquela que é feita só por criticar, sem base ou com base em julgamentos errados ou mentirosos. Esta, infelizmente, é a que está presente em grande maioria na vida.

Está presente em grande maioria porque nós temos a mania de querer que pareça que entendemos das coisas. Por isso, estamos o tempo todo fazendo críticas sem pensar, só por falar, ou então acreditando mesmo que entendemos, mas sem querer saber de procurar embasá-las. O que muitas pessoas não veem, e é complicado de dizer, é que a falta de determinado nível de conhecimento e experiência com o assunto pode realmente tornar impossível fazer críticas boas sobre ele.
Vejo muitas pessoas falando o que bem entenderem, e quando vem o "o que você sabe para estar falando?", se protegem com o "não sou obrigado a ser profissional nisso pra opinar"...

terça-feira, 21 de junho de 2016

Cultive o Red Hot Chili Peppers


Formação atual do RHCP, com o guitarrista Josh Klinghoffer

Olha, eu sei que isso é gosto e gosto não se discute (só se lamenta, às vezes), mas qualidade se discute.

Pessoalmente, eu gosto de MUITAS bandas. Há muitos anos, fiz um top 5 ou 6 de bandas às quais não tenho nenhuma crítica a fazer e que são importantes para mim. Ele é muito pessoal, então não cabe questionamento. Vou citar só por citar:

sexta-feira, 17 de junho de 2016

O Analfabetismo Funcional e a Treta


- A.
- Então deixa eu ver se entendi o que você falou... B?


Dizem que 90% das discussões em redes sociais decorrem da má interpretação de textos.

Não sei em quantas situações já me peguei falando A e as pessoas entendendo B. Isto pode ocorrer por vários motivos.

sábado, 11 de junho de 2016

Ciência não é religião.

Ciência é a mesma coisa que conhecimento.
Melhor dizendo, por definição a ciência é o acúmulo de saber, ou seja, tudo o que se sabe.
Pare pra pensar no que o ser humano sabe (ou crê saber, mas isso é outra conversa e de maneira nenhuma invalida o que será dito aqui). História, geografia, física, biologia, as línguas... tudo o que sabemos é ciência. Ou melhor, assim era antigamente. Hoje, ciência é todo o conhecimento adquirido através do método científico.

Muitas pessoas a quem a ciência não agrada parecem ver a mesma como sendo apenas algo feito para confrontar os ensinamentos de sua religião, ou algo semelhante, aceitando apenas as partes que não vão de encontro a sua visão de mundo. E, o principal problema aqui: as pessoas tratam a ciência como uma espécie de religião, porque nós "escolhemos acreditar" no que os livros didáticos ensinam. Vamos lá...

Fico me perguntando o que criacionistas estão fazendo na escola, por exemplo. Estudam toda a história, por exemplo, e não acreditam? Talvez só decorem aquela matéria pra passar, sem querer absorvê-la porque sua realidade é outra, em que a terra tem 6 mil anos, o primeiro homem foi feito de barro e a mulher da costela dele, talvez literalmente...
Se essa pessoa perguntar para a avó, ou outra pessoa mais velha alguns fatos sobre a ditadura, por exemplo, ela vai lhe contar, e essa será uma prova de que o que ele estudou sobre ditadura na escola é verdadeiro. A mesma coisa que comprova que o fato histórico da ditadura foi verdadeiro é a que comprova aqueles fatos que são muito mais antigos que a bíblia: aquilo foi visto em algum momento e registrado. Esse exemplo foi usado mais como apenas apresentação de uma lógica do que como um exemplo, porque a história é uma área de estudo que não necessita de um escrutínio complexo, visto que não precisa formular hipóteses. A função do método científico, no entanto, é a mesma em qualquer ciência: verificar os fatos. Seja na biologia, na física, etc.

O método científico

quinta-feira, 9 de junho de 2016

Quando o fodão quebra a cara


Existe uma moda difundida principalmente pela internet de se odiar a esquerda, onde legal é quem é reacionário, quem repete como sua opinião o que o tio falastrão diz na reunião de família e o que vê nos memes criados pelo "segmento intelectual" da zoeira, enquanto que quem defende causas humanas da esquerda é algum tipo de babaca. É, amigos, infelizmente não deu e tive que fazer um post alfinetando a nossa boa e velha zoeira.

domingo, 5 de junho de 2016

Falácias: Incredulidade Pessoal

"Não sei. Logo, aliens." - imagem retirada do Conspiracy Channel
Uma falácia é um argumento logicamente inconsistente, sem fundamento, inválido ou falho na capacidade de provar eficazmente o que se alega. Essa frase é uma definição retirada da internet, mas na realidade, uma falácia não chega a ser um argumento.
Ainda na internet, vamos à definição de um site muito bom e a que todos subestimam só porque qualquer um pode editar (como se todos os seus artigos fossem estar errados por causa disso. Qual é essa falácia?): o Wikipédia.

O termo falácia deriva do verbo latino fallere, que significa enganar. Designa-se por falácia um raciocínio errado com aparência de verdadeiro. Argumentos que se destinam à persuasão podem parecer convincentes para grande parte do público apesar de conterem falácias, mas não deixam de ser falsos por causa disso. Os argumentos falaciosos podem ter validade emocional, íntima, psicológica, mas não validade lógica. Fecha aspas para o Wikipédia.

terça-feira, 31 de maio de 2016

Padrão de beleza pra homem também é machismo

Pelo menos o "gordinho" é forte - pior seria se fosse magricela e fracote

Certamente é péssimo pra uma menina se ver no espelho e se sentir gorda e mal porque a sociedade esperaria que ela fosse magra, ou ficar vendo aquelas modelos... Enfim, padrões de beleza.

Bem, incomode-se você, menina, ou não com isso - realmente a grande maioria me parece cagar pra isso, mas não sou menina pra saber - quer ver um exemplo de pessoa infeliz com o próprio corpo? Eu.

quarta-feira, 25 de maio de 2016

Olimpíada de problemas

Tem que entrar na fila pra reclamar?

- Tô cansado do trabalho.
- Eu trabalho e faço faculdade, quer competir? Não reclama. 

Não, meu caro amigo, não estou querendo competir, mas pessoalmente eu preciso colocar minhas indignações, frustrações, etc., em palavras. Externar a indignação, o cansaço, o desconforto com alguma coisa, pra mim, alivia um pouco do mal que essa coisa me causa.

terça-feira, 24 de maio de 2016

Apenas fazendo um primeiro post

Porque textões no Face parecem irritar todo mundo e porque ninguém liga pra opinião de quem não fala do jeito que mais agrada, criei este espaço pra escrever minhas coisas sem encher o saco de ninguém, ou enchendo menos. 

Posições Minhas

Primeiro, os 3 assuntos que não se discute
Religião: Ateu hipócrita que fala graças a Deus e não trabalha no Natal;
Política: Sem "Caixa de Bombom", mas tendendo muito mais à esquerda socialista doutrinada pelo PSOL comunista mortadelista que ameaça a família tradicional de bem;
Futebol: Flamenguista. A Globo me enganou esse tempo todo;

Ademais
Música: Roqueiro babaca metido a revoltadinho com o mundo;
Videogame: Nintendista. Este é importante! Gêneros: RPG e Survival Horror, de preferência;
Literatura: Harry Potter e Stephen King em primeiro lugar;
Ah, também sou otaku virjão;
É BISCOITO.

Em nenhum momento eu disse que não gosto de outras coisas.

Um pedido aos teimosos: não sou jornalista e não estou fazendo um blog de jornalismo, portanto peço que não venha me cobrar imparcialidade! Estou dando minhas visões das coisas, então lógico que serei tendencioso e o que digo pode doer a quem não concorda!