Outro dia falei a respeito, mas esqueci de uma outra coisa insensata e burra que fazemos como torcedores.
"Ah, flamenguista não pode falar nada, eles acham que 'roubado é mais gostoso'". Já ouvi alguém falar isso na vida real.
![]() |
Felipe quando o Fla ganhou o Carioca de 2014 com gol impedido de Marcio Araujo: "Roubado é mais gostoso" |
Eu sou flamenguista e não acho que roubado é mais gostoso. O Felipe disse isso mas Felipe não representa minha opinião, e imagino que a de ninguém, se é que ele mesmo acha aquilo de verdade, o que duvido. Mesmo que tenham zoado na época, estou no meio da torcida e não parece que muitos flamenguistas achem "roubado mais gostoso" de verdade, sem ser zoando.
Se um cara lá no Flamengo comer cocô é porque eu como também?
Se o Bruno participou do assassinato da amante que engravidou é porque eu faria o mesmo, pois sou flamenguista?
E o Bruno só fez isso porque era do Flamengo. Se fosse de algum clube do bem, como Vasco, Fluminense, Botafogo, São Paulo, não teria feito.
Eu pretendia que o outro post sobre clubismo fosse meu único sobre futebol, mas esqueci esse ponto e agora é tarde para editar, então fiz outro. Sobre outra mania do torcedor brasileiro.
Esta não é todo mundo que tem, mas muitas pessoas levam essas brincadeiras, como a que o Felipe fez, a sério mesmo. Entendem, ou querem entender porque assim teriam um pretexto pra rotular e pra desvirtuar a torcida do time que não gostam, que ele - e também todos os flamenguistas, porque não? - gostam de ganhar "roubado" (o juiz errar é roubar?).
O ponto deste post é que as pessoas querem acreditar que o time que você torce diz sobre você. Sendo, por exemplo - o exemplo mais comum da minha vida de flamenguista que vive no Rio -, torcedores do Flamengo pessoas alienadas, negras e erradas, enquanto torcedores do Vasco são um grupo seleto de pessoas esclarecidas, superiores e justiceiras, como que "ovelhas negras no rebanho da mídia manipuladora".
Não devia precisar uma pessoa vir aqui dizer isso, mas time de futebol definir caráter?
Há quem defenda que religião não define. Você mesmo que pensa que time define caráter - geralmente isso é inconsciente - talvez defenda isto.
Eu não concordo, acho que religião define caráter sim, até certo ponto. Agora, time de futebol...
Você pode estar achando tudo isto uma grande bobagem, desnecessário fazer este post dizendo isto. Mas se eu não tivesse que lidar no meu dia a dia, geralmente na internet (YouTube, Twitter...), mas incrivelmente na vida real também, com pessoas que levam essas provocações de torcida a sério mesmo (você sabe que muitos levam), a ponto de brigar comigo por causa disso, eu não estaria fazendo este post.
Nenhum comentário:
Postar um comentário